Os Monges

Os Monges

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Peça


OS MONGES EM NOITE DE SARAU é um espetáculo um pouco lírico e um pouco épico, ambientado em um mosteiro onde os monges montam um sarau para discutir temas de interesse geral. Nesta primeira edição o tema desenvolvido é como se dá o processo de criação artística. Os textos interpretados nesta edição são trechos das obras de Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Federico Garcia Lorca, Gabriel Garcia Márquez , Pablo Neruda, Ferreira Gullar, Florbela Spanca, Anna Akhmotóva e também um poema de Nara Janusz, que dirige e também atua no espetáculo. Entre as cenas acontecem números de dança como o tango, a dança cigana e a dança do ventre. Há também a intervenção musical em muitas partes; uma trilha foi criada pelo músico e tecladista Fábio Luís para servir como pano de fundo do texto falado.

O início do espetáculo, composto pelas cenas A entrada dos monges, O escritor, O poeta e O louco traz através dos textos a reflexão do processo criativo do artista. No entanto, as cenas não são tão conexas e lógicas (por não ser mesmo a proposta) e, apenas no final, na cena da “Apoteose da criação” é que isto se torna bem evidente, com a utilização do Poema Final, de Pablo Neruda.

O principal enredo da peça é a adaptação feita do conto “A incrível e triste história da cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel Garcia Márquez. É o entremeio onde os personagens se tornam mais claramente construídos e a encenação mais demorada e delineada.

2 comentários: