Os Monges

Os Monges

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nara Janusz

Nara Janusz faz sua estréia na Direção de um espetáculo teatral. É astróloga e terapeuta desde 1986 e 1997, respectivamente. Sua introdução ao teatro aconteceu em 2004 ao fazer um curso livre de teatro na Escola Recriarte, em São Paulo. Em 2005, fez um curso de montagem (Promon) na mesma escola e sob a direção de Péricles Martins, que montou e encenou Gota D’água de Paulo Pontes e Chico Buarque, atuou como atriz no papel de Corina,, adaptou o texto, preparou os layouts de todo o material de divulgação, projeto e captação de recursos. A referida peça esteve em cartaz por dois meses com grande sucesso de público e recebeu o segundo prêmio no Festival de Teatro Amador, no Clube de Regatas Tietê. A peça também recebeu o prêmio de melhor atriz e ator revelação, entre outros. Em 2006, sob a mesma direção, no mesmo Promon, fez o jornalista Amado, de O beijo no asfalto, (Nelson Rodrigues) na peça intitulada Nelson ao Avesso, também trabalhando na Produção, no cenário e na arte final do material de divulgação.

Em 2007, com graves problemas de saúde que a impediam de caminhar que vinham se agravando nos últimos anos, quase desistiu de participar da terceira montagem do mesmo curso. Só não o fez por incentivo do diretor Péricles Martins, que lhe prometeu exigir-lhe o mínimo. Participou da peça Ópera do Malandro, de Chico Buarque, preparando novamente todo o material de divulgação e representando o produtor que introduz a peça, uma juíza e o assassino do malandro. Ao fechar esta temporada no Teatro Frei Caneca, lotado, com aproximadamente 500 pessoas, soube que este era o seu novo caminho.

Em 2008, iniciou com quatro colegas a Korponania de Teatro e o Grupo Os Monges, começando com reuniões semanais em casa para discussão do projeto de levar ao público obras de autores de origem latina. Neste ínterim sua doença foi finalmente diagnosticada e sofreu uma cirurgia que lhe devolveu a capacidade de movimentar-se livremente, coisa que há vários anos já não conseguia fazer.

Depois de um rápido período de recuperação, assumiu a direção do grupo além de atriz tem trabalhado na produção, na direção dos atores, na montagem das cenas, na escolha do tema e das poesias escolhidas.

Para ajudá-la nesta árdua tarefa convidou Miguel Geraldi para dividir a direção deste seu primeiro trabalho independente no teatro.

Atualmente faz o Curso de Direção da SP Escola de Teatro

Um comentário:

  1. Nara vim ver seu outro trabalho e conhecer um pouco da sua história. É uma batalhadora, parabéns!

    ResponderExcluir